Foto: Evandro Oliveira
Ao apresentar as 30 medidas prioritárias da gestão para os próximos anos, a Receita Estadual lançou, na semana que passou, o "APP Minha Empresa", uma solução digital que beneficiará mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas do Simples Nacional. A ferramenta oferece acesso a gráficos e indicadores para gestão da empresa.
O sócio poderá acompanhar as operações de compras e vendas, ver seu relacionamento com clientes e fornecedores, identificar as maiores aquisições e vendas de produtos, a partir de senha gov.br vinculada ao CNPJ, o que garante a confiabilidade e a segurança das informações.
O aplicativo foi desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs e é fruto do diálogo com entidades representativas do setor através do Conselho de Boas Práticas Tributárias, um dos fóruns de debates do Receita 2030.
A exemplo de outras soluções inovadoras desenvolvidas pela Receita Estadual gaúcha, é o primeiro modelo desenvolvido no Brasil com essa finalidade e faz parte da agenda de medidas anunciadas no do 1º Seminário Fiscal-Tributário Sefaz-RS: Receita Digital e um olhar sobre a Reforma Tributária, que ocorreu entre quarta (26) e quinta-feira (27), em Porto Alegre.
– São dados que o Estado possui e que grandes empresas contam com uma estrutura para gerir, mas que agora podem ser acessados por empresas menores sem custos e a partir de um celular – explica Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.
– Esse APP, desenvolvido a partir de debates com o Sebrae, simboliza nosso objetivo de entregar cada vez mais serviços que geram valor para a sociedade. No médio prazo, o objetivo é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida das operações”, destacou o subsecretário.
O governador Eduardo Leite (PSDB), em mensagem enviada aos participantes a partir de Brasília, disse que o Minha Empresa é mais uma demonstração de que sempre é possível avançar em diferentes frentes na direção da parceria com o empreendedor gaúcho.